Escola Padre Lima

AV. Brasil, 47, LT. 1, 550 - Santa Genoveva - Goiânia , GO
 62 3207-3992


Escola: ESCOLA PADRE LIMA - Ano: 2010


Projeto: Projeto Escola Ativa: Saúde e Qualidade de Vida na EAJA - Cidade: GOIÂNIA - Estado: GO

Profissional: FRANCIONE CARDOSO - N Cref: 000878-G/GO - E-mail: francionecardoso@yahoo.com.br

Descrição:
1- Introdução 

O projeto Escola Ativa – Saúde e qualidade de vida na EAJA é tema de estudo proposto na PPP para a EAJA: “Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida” através de diálogo realizado com os educandos e avaliações do índice de massa corpórea (IMC), percentual de gordura e estilo de vida com a comunidade escolar do EAJA. Através desta pesquisa foram desenvolvidas ações para que haja mudança de comportamento no estilo de vida dos participantes, visando ampliar a qualidade de vida e a saúde dos docentes e discentes da EAJA da Escola Padre Lima. 

2- Objetivo 

Estimular hábitos e atitudes saudáveis, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos participantes do projeto Escola Ativa – Saúde e Qualidade de Vida na EAJA.. 

3- Metodologia 

O projeto foi desenvolvido em cinco fases distintas, nas quais participaram discentes e docentes da EAJA. Na primeira fase foram desenvolvidos conceitos de qualidade de vida e saúde dentro da proposta do Pentáculo do Bem Estar. No segundo momento aplicamos as avaliações, onde foram diagnosticados o Índice de Massa Corporal (IMC) através da aferição do peso e altura, o percentual de gordura e água corporal através do aparelho de Bioimpedância e avaliação do Estilo de Vida através de um questionário proposto por Nahas (2003) aplicado com a comunidade escolar. Na terceira etapa catalogamos os dados das pesquisas e na quarta etapa do projeto apresentamos para os participantes os resultados consolidados. Na quinta etapa, com os resultados consolidados elaboramos ações educativas visando contribuir para a mudança de comportamento dos participantes e conseqüentemente a melhora na sua saúde e qualidade de vida. 

4- A Pesquisa Considerando que 69% da comunidade escolar do Padre Lima estão com seu Índice de Massa Corpórea alterado (fora de seu peso ideal) de acordo com os padrões estabelecidos pela OMS, e 56 % dos avaliados estão com o percentual de gordura acima do recomendado, sendo o risco para a saúde dos avaliados e considerando a avaliação do estilo de vida proposto por Nahas (2006), onde as pontas mais vulneráveis são a alimentação inadequada e o sedentarismo (falta de atividade física). Estes dados corroboram com várias pesquisas que apontam o sedentarismo e a alimentação inadequada como uma postura hegemonicamente denominada como “comportamento de risco” e que contribuem para agravos a saúde, se tornando um problema a nível epidemiológico. Conseqüentemente existe uma relação desfavorável entre o IMC, o percentual de gordura, sedentarismo e alimentação inadequada. Estes últimos são fatores determinantes que agravam as condições funcionais e conduzem o individuo para doenças conhecidas como silenciosas (cardiopatias, diabetes, obesidade e dentre outras). 

5- Considerações Finais Este projeto vem de encontro ao último sensu do IBGE que aponta um crescimento significativo na massa corporal da população. Buscar ações que contribua para política da promoção da saúde no ambiente escolar através da adoção de um estilo de vida saudável e conseqüentemente prevenindo as doenças silenciosas é de fundamental importância para evitarmos estes agravos a saúde e conseqüentemente a evasão destes alunos em função destas doenças. Estás ações serão possíveis com o apoio de toda a comunidade escolar do EAJA afim que possamos sensibilizar, motivar e criar oportunidades para a mudança de comportamento das pessoas (docentes e discentes) envolvidos neste processo. 

6- Bibliografia: 

NAHAS, Markus Vinicius. Atividade Física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 4ª Ed. Londrina: Midiograf, 2006. 
OGATA, Alberto. Guia pratico de qualidade de vida: como planejar e gerenciar o melhor programa para sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 
DA COSTA, Roberto Fernandes. Composição corporal: teoria e prática da avaliação. 1ª Ed. Manole, 2001.

 
 
Paróquia Santa Genoveva
Av. Brasil, Qd 47 Lt 01 - Setor Santa Genoveva CEP 74672-350 - Fone 55 (62) 3093.4429 -
E-mail: paroquiasantagenovea@hotmail.com e secretaria@paroquiasantagenoveva.com.br 
  Site Map